Ludicidades em perspectiva

O primeiro ciclo de estudos e palestras “Ludicidades em perspectivas: estudos sobre jogos, brincadeiras e formação docente” tem como objetivo realizar palestras com pesquisadoras de diferentes instituições de ensino superior do Brasil que apresentarão resultados de pesquisas e práticas com os usos de jogos e brincadeiras, com foco na formação humana.

O evento será online, dividido em 7 encontros com convidadas estudiosas do tema.

ATENÇÃO: o link para acesso da palestra será enviado para o e-mail indicado no ato da inscrição do evento. Verifique na caixa de SPAM e procure pelo nome [SIGAA] Notificação de Participantes da Ação Extensão. O remetente é sig@notificacao.unir.br. Caso não tenha recebido, entre em contato conosco pelas redes sociais ou envie um e-mail para projetoaguanapeneira@gmail.com 

INFORMAÇÕES

Data e horário: de 25 de agosto à 6 de outubro de 2020, sempre às terças-feiras, com início às 18h30 (horário de Manaus) e 19h30 (horário de Brasília).

Formato: o evento acontecerá de forma remota, sempre às terças-feiras. Serão 7 encontros (veja a programação abaixo), com duração de duas horas em sala virtual organizada pela coordenação do evento (projeto “Água na peneira”).

Público-alvo: acadêmicos(as) do curso de Pedagogia UNIR, campus Rolim de Moura, além de outros(as) estudantes de licenciaturas de diferentes regiões do Brasil e docentes da educação básica.

Certificados: os(as) participantes que desejarem poderão solicitar o certificado de participação no evento. Ao final de cada palestra, a equipe organizadora disponibilizará um questionário organizado em formulário do Google, a fim de avaliar a atividade e para coletar informações necessárias para a emissão.

Inscrições: podem ser feitas pelo SIGAA UNIR, acessando este link. Para acessar o passo a passo com imagens, confira este material. As vagas são limitadas, respeitando a capacidade máxima de participantes na sala virtual.


PROGRAMAÇÃO

1º encontro | 25/08 (terça-feira)

Circuito de atividades como ferramenta auxiliar na formação do educador ambiental

Convidada: Profª Drª Norma Barbado (IFPR)

Possui graduação em Ciências Exatas pela Associação Paranaense de Ensino e Cultura (1989), licenciatura em Biologia pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2008) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Atuou como Orientadora Educacional e supervisora no curso FIC Condutor Ambiental pelo programa Pronatec em 2013 e 2014 no IFPR campus Foz do Iguaçu, onde também lecionava Biologia para o Ensino Médio Integrado. Atuou como docente do curso de Mestrado em Sustentabilidade IFPR/UEM, professora e Coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR campus Umuarama. Atualmente participa do Programa de Pós-doutorado do(a) FCT/Unesp, estudando o Plano de Gestão da Bacia do Rio Piava em Umuarama – PR. Tem experiência como docente na área de Ciências Biológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, recuperação de áreas degradadas, qualidade de vida, salubridade ambiental, meio ambiente e metodologia da pesquisa.

Indicação de leitura:

Circuito de atividades como ferramenta auxiliar na formação do educador ambiental
Link para leitura/download do artigo: clique aqui.


2º encontro | 01/09 (terça-feira)

Educação inclusiva no ensino de Ciências e Biologia: estratégias lúdicas possíveis

Convidada: Profª Ms. Elisangela Andrade Angelo (IFPR).

Elisangela Andrade Angelo é formada em Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem mestrado na área de Ciências de Alimentos (UEL) e atualmente é doutoranda em Biologia Celular e Molecular, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Cursa a Pós-graduação lato sensu em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), onde desenvolve a pesquisa em educação inclusiva no ensino de Ciências e Biologia. Autora de livros didáticos de Ciências para o Fundamental II, desde 2009. Atualmente é docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama, onde atua na Licenciatura em Ciências Biológicas e nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

Indicações de leitura

  • Declaração de Salamanca (Ministério da Educação, Brasil).
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Ministério da Educação, Brasil).

Reflexões sobre a formação de professores com vistas à educação inclusiva. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (orgs.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: Edufba, 2012. p. 25-38. Link para download do artigo: clique aqui.

Educação inclusiva: incluir no âmbito escolar não é o mesmo que estar inserido no âmbito educacional. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, Manaus, v. 3, n. 2, p.24-40, 2019. Link para download do artigo: clique aqui.


3º encontro | 08/09 (terça-feira)

Jogos e dificuldades de aprendizagem

Convidada: Profª Drª Lilian Alves Pereira Peres (UEM).
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2002), pós-graduada em Psicopedagogia pela Sociedade Nacional de Ciência, Tecnologia e Educação – SOET em convênio com as Faculdades Integradas do Vale do Ivaí – UNIVALE (2004) e pós-graduada em Educação a Distância pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM (2010). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2009) e Doutora em Educação pela mesma Universidade (2017). Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (DPD/UEM) e coordenadora adjunta do curso de Pedagogia UEM/CRC. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa: “Processos de escolarização no Ensino Fundamental: reflexões a partir da teoria de Jean Piaget”.

Indicações de leitura:

“Eu jogo fazendo todas as maneiras que eu consigo”: como criar possibilidades de novas relações espaciais por meio do jogo katamino. Link para download e leitura da tese: clique aqui.

MACEDO, L. Os jogos e sua importância na escola. Cadernos de Pesquisa. São Paulo. nº 93, maio/1995, p.5-10.

MACEDO, L (org.). Os jogos, psicologia e educação: teoria e pesquisas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

MACEDO, L.; PETTY, A. L. S. e PASSOS, N. C. Aprender com jogos e situações problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MACEDO, L.; PETTY, A. L. S. e PASSOS, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.


4º encontro | 15/09 (terça-feira)

Performances em ação: gênero, sexualidade e o lugar do jogo como experiência formativa

Convidada: Profª Drª Cássia Cristina Furlan (UFGD)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e Pedagogia pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (2016). Mestrado em Educação (2013) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD (Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física – Faculdade de Educação). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Cultura(s) – EDUCA. Possui experiências na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, gênero, sexualidade e suas interseccionalidades; infância, culturas infantis, jogos e brincadeiras; prática pedagógica e formação docente.

Indicações de leitura:

FURLAN, Cássia Cristina. Performances em jogo: (des)construindo experiências em gênero, sexualidade e identidades na prática com o RPG. 277f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Dra. Eliane Rose Maio. Maringá, 2017. Clique aqui para acessar a tese.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p.20-28, jan./abr. 2002.


5º encontro | 22/09 (terça-feira)

Representações sociais e prática do futebol por mulheres: intersecções entre gênero, corpo e sexualidade

Convidada: Profª Drª Karina Toledo (UEL)
Possui graduação Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1994), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1998), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação Física e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem da educação física, diversidade social e diferenças, direitos humanos, minorias sociais e relações de gênero.

Indicação de leitura:


Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre a prática do futebol por mulheres: intersecções entre gênero, corpo e sexualidade. Para acessar a tese, clique aqui.


6º encontro | 29/09 (terça-feira)

Jogos, Teoria Piagetiana e velhice

Convidada: Profª Drª Mariana Costa do Nascimento (UEM).

Possui doutorado em Educação (PPE/UEM). Desenvolve pesquisas na área de ensino-aprendizagem, teoria piagetiana, jogos de regras e velhice. Atualmente, é docente temporária da área de Metodologia e Técnica de Pesquisa na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Indicações de leitura:

Desenvolvimento de idosos: formação de possíveis e do necessário em uma experiência didática construtivista
– Mariana Costa do Nascimento e Geiva Carolina Calsa. Clique aqui para acessar o artigo.

Jogos de regras e experiência pedagógica com idosos: revisão da produção acadêmica brasileira 2007-2017, por Mariana Nascimento e Geiva Calsa. Clique aqui para acessar o artigo.


7º encontro | 06/10 (terça-feira)

Representações de si e do outro: reflexões sobre as potencialidades formativas em práticas de jogos e brincadeiras na formação docente

Convidada: Profª Drª Pâmela Vicentini Faeti (UNIR)

Professora Efetiva no Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia em Rolim de Moura, RO. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2017). Mestre em Educação pela mesma universidade – linha de pesquisa – formação de professores. Especialista em psicopedagogia Clínica e Institucional – UEM. Possui formação em fundamentos teórico-práticos de coordenação de grupos pelo Instituto Pichon-Rivière (Porto Alegre). Graduada em Pedagogia – UEM. Atua como docente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação e multiculturalismo, jogos e identidades, jogo e desenvolvimento, relações grupais, iniciação à ciência e à pesquisa e estágio curricular supervisionado. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estudos Culturais e Educação Contemporânea – GEPECEC/UNIR e Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação na Amazônia.

Indicações de leitura:

Representações de si, jogo e experiência: deslocamentos das identidades na formação docente
Ensaio sobre a coexistência entre competição e cooperação nos jogos de regras e sua repercussão na instituição escolar. Clique aqui para acessar a tese.


Todos os encontros terão a participação de Victoria Lopes, como intérprete de Libras.

Realização

  • Departamento de Educação | Curso de Pedagogia – campus Rolim de Moura (RO)
  • Grupo de Estudos e Pesquisa em Estudos Culturais e Educação Contemporânea – GEPECEC/UNIR
  • Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação na Amazônia
  • Projeto Água na Peneira
  • Cobogó Comunicação

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